As explosões solares são intensas explosões de radiação que vem da liberação de energia magnética da superfície solar. Esse fenômeno pode inclusive influenciar os meios de comunicação na terra e causar blecaute, mas por curtos períodos de tempo.
No último domingo (2/10), a Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa) conseguiu flagrar uma imagem de uma dessas explosões tão impressionantes. Veja o vídeo do momento no fim da matéria.
Na imagem captada é possível perceber as explosões porque são as áreas mais brilhantes do Sol e podem durar de minutos a horas.
De acordo com a Nasa, essa explosão foi classificada como Flare X1 — ou clarão x1, em livre tradução. O X representa a intensidade desse clarão enquanto o número fornece mais informações sobre a força da erupção e pode ser classificado até 9.
Segundo os especialistas da Nasa, a radiação emitida por essas explosões não são capazes de passar pela atmosfera da Terra e nem afetar fisicamente os humanos, no entanto, em intensidades mais altas, pode perturbar a atmosfera atrapalhar os meios de comunicação e sinais GPS.