O primata aye-aye tem um dos dedos da mão mais longo, sendo útil para caçar larvas nos buracos de árvores. O animal, também conhecido como lêmure noturno ou de Madagascar, é classificado como estrepsirrino, por possuir narinas em forma de vírgula, ligadas ao lábio superior e que é fundido à gengiva.
Os estudos e as imagens do aye-aye são muito importantes para entender detalhes sobre como funciona a anatomia do primata— considerada distinta em diversos sentido.
O dedo mais comprido do aye-aye mede cerca de 65% do comprimento da mão. Pesquisadores realizaram uma reconstrução de tomografia computadorizada para demonstrar como esses primatas cutucam o nariz.
Os estudiosos descobriram que pelo menos 12 espécies de primatas foram nomeadas como "catadores de nariz", incluindo chimpanzés e orangotangos.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
- Diversão e Arte Marcelo Bimbi se pronuncia sobre acusações de agressão e investigação
- Diversão e Arte Britney Spears quebra o silêncio sobre polêmica com Selena Gomez
- Mundo Rússia 'defende seu direito a existir' ante o Ocidente, diz Putin
- Cidades DF Polícia prende homem suspeito de abusar de criança de 6 anos no DF
- Política Divinópolis: lulistas acusam bolsonaristas de boicotar visita de Tebet
- Ciência e Saúde A comunicação secreta das tartarugas marinhas e outros animais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.