O Jet Propulsion Laboratory (JPL), da Agência Espacial norte americana (Nasa), lançou um vídeo em que exibe o protótipo do módulo projetado para pousar na superfície de Marte. O protótipo, não convencional, tem um formato sanfonado. O projeto é pensado para absorver o choque de um pouso forçado.
No vídeo, o protótipo é lançado de uma torre de 27m. A ideia era saber se os equipamentos sobreviveriam ao aterrissar. O protótipo chegou ao chão a uma velocidade de 177 km/h e o experimento deu certo. "O único hardware que foi danificado foram alguns componentes de plástico com os quais não estávamos preocupados", disse Lou Giersch, gerente de projeto, em comunicado.
O design é chamado de Shield, abreviação para Simplified High Impact Energy Landing Device. A ideia com o novo formato é diminuir os custos de um pouso em Marte. A Nasa já pousou com sucesso nove vezes na superfície do planeta vermelho usando outras tecnologias, como paraquedas e airbags.
“Achamos que poderíamos ir para áreas mais traiçoeiras, onde não gostaríamos de tentar colocar um rover de bilhões de dólares com nossos atuais sistemas de pouso”, disse Lou Giersch.
Saiba Mais
- Ciência e Saúde Osteoporose pode ser sinal de doenças genéticas mais graves
- Ciência e Saúde Como a Peste Negra de 700 anos atrás ainda afeta nossa saúde hoje em dia
- Ciência e Saúde Hubble flagra "caudas" de poeira ejetadas de asteroide após teste; entenda
- Ciência e Saúde A espécie de planta invasora japonesa 'impossível' de matar
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.