Análise desafiadora

Correio Braziliense
postado em 20/10/2022 06:00

Até o advento da vacinação sistemática da população, no século passado, os humanos tinham muito pouco controle sobre patógenos. Embora o estudo forneça evidências de seleção rápida de variantes de defesa imunológica, há ressalvas a serem consideradas. O sequenciamento de amostras históricas é um desafio, então foi preciso restringir o estudo para genes proeminentes do sistema imunológico envolvidos na resposta a muitos outros patógenos. Um possível caminho para futuras pesquisas será o sequenciamento de genomas inteiros, para estabelecer com mais precisão que uma explosão da seleção natural foi, de fato, específica para a Y.pestis. As descobertas desse estudo indicam que epidemias antigas são um aspecto a considerar no estudos sobre o sistema imunológico moderno.

David Enardis, pesquisador do Departamento de Biologia Evolutiva da Universidade do Arizona, em Tucson