Pessoas infectadas pelo protozoário Toxoplasma gondii tendem a ser propensas a outras doenças, mas também a alterações de personalidade e comportamento. Um estudo publicado na revista Evolutionary Psychology — no último dia 29 de julho — sugere que a infecção parasitária pode afetar os ideais políticos das pessoas.
Foram observadas as pontuações de homens e mulheres com a infecção parasitária — dos 2.315 participantes do estudo, 477 estavam infectados com o protozoário. Para investigar as crenças e valores dos participantes, foi utilizado um questionário on-line. "Entre os traços afetados pela toxoplasmose, também estão aqueles que podem afetar as crenças políticas dos sujeitos infectados. Por exemplo, homens infectados apresentam menor força do superego, ou seja, tendência a desrespeitar as regras da sociedade, enquanto a tendência oposta foi observada em mulheres infectadas", aponta detalhes do estudo.
O material acadêmico do estudo pode ser lido na íntegra neste link.
Menor consciência, baixa generosidade e pouca busca por novidades foram aspectos observados tanto em mulheres quanto em homens. O estudo aponta também que indivíduos infectados têm maior tendência a comportamentos de risco. As mulheres infectadas com Toxoplasma expressaram pior saúde mental e física, enquanto os homens infectados demostraram pior saúde física do que os pares livres da infecção.
Saiba Mais
"O presente estudo mostrou que os participantes infectados e livres de toxoplasma do nosso estudo transversal diferiram em três dos quatro fatores medidos com o inventário político, ou seja, pontuaram mais alto em tribalismo (organização em sociedades pequenas) e mais baixo em liberalismo cultural e antiautoritarismo. Esses resultados estão de acordo com amplas pesquisas anteriores, mostrando que indivíduos em áreas afetadas por parasitas são mais propensos a serem conservadores e autoritários", destacaram os pesquisadores.
Os autores relacionam os resultados ao estresse crônico causado pela infecção. No entanto, eles também ressaltam a importância de mais estudos para investigar a causalidade e diferentes doenças infecciosas.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
- Política Bolsonaro sobre Lula: "Se trocar o piloto agora, tem tudo para o avião cair"
- Política Leo Péricles anuncia posicionamento de 2º turno na próxima semana
- Economia BC muda metodologia e tira Santander do grupo de maiores bancos do país
- Política "Perdão a todos pelos palavrões do meu marido", diz Michelle sobre Bolsonaro
- Cidades DF Mulher é atropelada e levada ao hospital com traumatismo craniano
- Política Lula em BH: caminhada no domingo começa na Praça da Liberdade
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.