As explosões solares são intensas explosões de radiação que vem da liberação de energia magnética da superfície solar. Esse fenômeno pode inclusive influenciar os meios de comunicação na terra e causar blecaute, mas por curtos períodos de tempo.
No último domingo (2/10), a Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa) conseguiu flagrar uma imagem de uma dessas explosões tão impressionantes. Veja o vídeo do momento no fim da matéria.
Na imagem captada é possível perceber as explosões porque são as áreas mais brilhantes do Sol e podem durar de minutos a horas.
De acordo com a Nasa, essa explosão foi classificada como Flare X1 — ou clarão x1, em livre tradução. O X representa a intensidade desse clarão enquanto o número fornece mais informações sobre a força da erupção e pode ser classificado até 9.
Segundo os especialistas da Nasa, a radiação emitida por essas explosões não são capazes de passar pela atmosfera da Terra e nem afetar fisicamente os humanos, no entanto, em intensidades mais altas, pode perturbar a atmosfera atrapalhar os meios de comunicação e sinais GPS.
Saiba Mais
- Política Nordestinos sofrem com xenofobia após resultado das eleições presidenciais
- Política Senadores eleitos pelo PL podem ter força para ameaçar STF
- EuEstudante Candidatos assinam carta pelo direito à educação em meio às eleições
- Política Túlio Gadelha é reeleito deputado federal por Pernambuco
- Cidades DF Varíola dos macacos: DF registra mais 4 casos e chega a 278 infectados
- Política Eleito deputado, Zé Trovão vai pedir ao STF que o livre da tornozeleira
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.