Após cancelar o lançamento do foguete Artemis 1 em missão não tripulada à Lua no dia 29 de agosto, a Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) confirmou a nova tentativa de lançamento para sábado (3/9).
O cancelamento da primeira tentativa ocorreu porque um dos quatro motores RS-25 do foguete não conseguiu alcançar a temperatura adequada para a decolagem durante os testes.
A viagem à Lua do Artemis 1 não será tripulada, inicialmente (existe a expectativa de que no futuro, a agência espacial envie tripulação no foguete), mas foi batizadas em referência a expedição Apollo. Na mitologia grega, Apollo e Artêmis são gêmeos e os nomes das missões simbolizam essa ideia de que são similares.
A principal meta da missão é testar o escudo térmico da cápsula, que retornará à atmosfera terrestre a quase 40.000 km/h, e a uma temperatura que chegada à metade da superfície do Sol. No lugar dos astronautas, manequins equipados com sensores vão registrar as vibrações e níveis de radiação.
A cápsula irá até 64.000 km depois da Lua, a maior distância já alcançada por uma nave adaptada para transportar uma tripulação.
Saiba como assistir
Assim como no dia 29, ainda é possível que novos testes adiem ainda mais o lançamento do foguete, no entanto, segundo Mike Sarafin, um dos responsáveis pela missão, está tudo pronto para a nova tentativa que acontecerá no sábado (3).
A Nasa transmitirá o lançamento ao vivo em todas redes sociais e pela NASA TV às 16h17m, pelo horário de Brasília.
*Com informações da Agence France Presse