UNIVERSO

Acompanhe teste inédito da Nasa em que nave se choca contra asteroide

O objeto estelar, chamado Dimorphos, "não é uma ameaça para a Terra", garante a Nasa. Por esse motivo, a empresa afirma que o asteroide é perfeito para fazer o teste da chamada técnica de impacto cinético

Talita de Souza
postado em 26/09/2022 19:14
 (crédito: Nasa/Divulgação)
(crédito: Nasa/Divulgação)

A Nasa irá testar, pela primeira vez na história, a capacidade de desviar a rota de um asteroide por meio da colisão proposital de uma nave com o objeto estelar. A missão, denominada Teste de Redirecionamento de Asteroide Duplo (Dart, em inglês), ocorre a partir das 20h14 da noite desta segunda-feira (26/9). A partir das 19h, a Nasa inicia uma transmissão no canal da corporação no Youtube para acompanhar a ação.

“Pela primeira vez na história dos planetas, a Nasa testará uma técnica de deflexão de asteroides. É o primeiro sistema de defesa planetário deste tipo”, pontua a empresa. Dart também é o nome da própria nave, criada pelo Laboratório de Física Aplicada Johns Hopkins, que se chocará com o asteroide Dimorphos em uma velocidade superior a 20 mil quilômetros por hora.

O objeto estelar “não é uma ameaça para a Terra”, garante a Nasa. Por esse motivo, a empresa afirma que o asteroide é perfeito para fazer o teste da chamada técnica de impacto cinético. A ideia é desenvolver, testar e ter “na manga” uma forma de proteger a Terra de um asteroide que entre em rota de colisão com o planeta no futuro.

Acompanhe as transmissões oficiais:

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação