Não tem jeito, não dá para evitar os sinais do tempo na pele. Pouco a pouco rugas, manchas e marcas de expressão começam a aparecer e isso é um processo natural do nosso corpo, diz a Priscilla Martelli, CEO da Martelli Clinic.
Segundo a pesquisa do Ibope Inteligência - O que a pele conta- revelou que 94% das brasileiras com idade entre 30 e 60 anos se sentem incomodadas com algum sinal na pele do rosto. Para 36% delas, a flacidez é um dos principais problemas.
De acordo com a especialista em Harmonização e Rejuvenescimento Facial, tanto a flacidez quanto as rugas são sinais de envelhecimento. Ou seja, isso acontece porque existe a perda das fibras de colágeno e elastina que sustentam os tecidos corporais. Ainda segundo o levantamento, duas a cada três mulheres têm medo que a pele do rosto envelheça.
A boa notícia, segundo a Priscilla Martelli, é que as mudanças de simples hábitos comuns do nosso dia a dia podem retardar e fazer a diferença nesse processo natural causado pelo tempo. "É importante entender que alguns fatores externos contribuem para que esse processo aconteça de forma acelerada no envelhecimento e na piora da flacidez". Mas, afinal, o que se entende por hábitos saudáveis? A doutora Priscilla responde que eles são bem mais simples do que pensamos como: dormir bem, ter uma alimentação balanceada e saudável, usar proteção solar, beber muita água e ter cuidados com a pele com uma limpeza diária e hidratação. Conhecendo um pouco sobre como manter esses hábitos alinhados a tratamentos estéticos, é possível conquistar bons resultados e melhorar a sua saúde e sua autoestima, completa.
Fique atento a alguns dos principais hábitos que você precisa reavaliar na sua vida e que podem causar ou acelerar a flacidez facial e as indesejáveis rugas. Segundo ela, o ideal é não esperar o dano acontecer para agir, mas ter cuidados preventivos. "Só assim será possível prolongar a aparência jovem e saudável da pele do rosto e do seu corpo".
Mude 5 hábitos para evitar acelerar envelhecimento e flacidez:
- Dormir mal prejudica a saúde. Tenha o sono da beleza! Durante o sono, nossa pele entra em vários processos de regeneração e troca de células, é também quando os hormônios de crescimento são liberados pelo nosso organismo fazendo com que a pele se renove com mais facilidade, produzindo mais colágeno.
- Fumar envelhece a pele: a cada tragada a liberação de radicais livres no nosso organismo aumenta. Eles atacam as fibras de colágeno e elastina e comprometem a proteína fundamental para a estrutura, elasticidade e firmeza da pele. Por conta da nicotina, a pele fica com tom amarelado podendo manchá-la!
- Beba água! O baixo consumo diário de água resulta em um corpo desidratado, e por sua vez, uma pele mais desidratada. Ou seja, isso acelera o envelhecimento da pele, propensa a desenvolver rugas prematuramente e afeta a consistência das fibras de colágeno.
- Tenha uma alimentação saudável e equilibrada. A melhor proteção contra os radicais livres considerados inimigos da pele é optar por uma dieta rica em vegetais, incluindo frutas diversas, leguminosas, cereais e hortaliças. Também priorize alimentos ricos em Vitamina C (laranja, limão, acerola, brócolis, tomate), vitamina E (amêndoas, nozes, vegetais folhosos), vitamina A (cenoura, abóbora, batata doce, melão), bioflavonoides (frutas cítricas, uvas escuras ou vermelhas). Evite açúcar em excesso, ele é responsável por outro processo de envelhecimento celular.
- Não abra mão do protetor solar. Seja em qual estação for. O excesso de exposição solar, e principalmente a falta de proteção solar, é a principal causadora do envelhecimento da pele e de câncer de pele.
Saiba Mais
- Brasil Galeria de fotos: veja imagens da libertação do menino refém em BH
- Brasil Datafolha aponta que 15,5 milhões de brasileiros se autodeclaram LGBTQIA
- Brasil Clientes de bar confundem corrida de crossfit com arrastão e vídeo viraliza
- Brasil Vídeo: rato se segura em poste durante tempestade em Juiz de Fora
- Brasil MG: duas pessoas morrem e 22 ficam feridas em batida entre ônibus e carreta
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.