O piolho é um inseto que vive no cabelo das pessoas e se alimenta de seu sangue. Pode parecer até ser algo difícil de acontecer, mas, ao contrário disso, a infestação por piolhos, conhecida como pediculose, é uma realidade comum na infância, por ser facilmente transmissível entre os pequenos.
De acordo com a cientista Jackeline Alecrim, o contágio pode acontecer através do contato direto ou através do uso de bonés, escovas de cabelo e até mesmo roupas contaminadas. Outro fato curioso é que, ao contrário do que muitos pensam, os piolhos são incapazes de voar.
Outra ponderação feita pela cientisa é que o uso irracional de produtos para combater os piolhos vem provocando a resistência desses ectoparasitas, que passam a desenvolver mecanismos de defesa, fazendo com que os tratamentos convencionais sejam inofensivos a eles.
Saiba Mais
"Mais um fator preocupante é o uso de receitas caseiras perigosas e arriscadas, que incluem baygon e querosene, que podem ser tóxicas e perigosas para as crianças, geralmente as principais vítimas do problema", alerta Jackeline.
Ainda de acordo com a especialista, os Pediculus humanus corporis infestam o corpo e geralmente se relacionam a más condições de higiene. São mais frequentes entre pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade ou em espaços limitados.
"Outra espécie de piolhos é o Phthirus púbis. Se alojam na área genital e são transmitidos por meio de relações sexuais. Eles também podem se agrupar nos pelos do peito, das axilas, barba e até nos cílios", completa a especialista.
Saiba Mais
- Ciência e Saúde Júpiter ficará a menor distância da Terra dos últimos 59 anos; entenda
- Diversão e Arte Spotify anuncia artistas de projeto musical que celebra ícones da MPB
- Diversão e Arte Série ‘Monstro’ contará a história de Thiago Silva em três episódios
- Mundo Guerra na Ucrânia: a corrida para sair da Rússia após Putin convocar reservistas para combate
- Diversão e Arte Artistas revelam novos projetos durante o Tudum, evento da Netflix
- Ciência e Saúde Como desenvolver a autoestima das crianças; confira dicas
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.