Alimentação

Adoçantes naturais de frutas cítricas podem substituir o açúcar; entenda

A descoberta pode ajudar na substituição e redução do açúcar em alimentos processados, que é uma das metas a longo prazo da indústria de alimentos e de bebidas

Camilla Germano
postado em 20/09/2022 12:53 / atualizado em 20/09/2022 12:54
 (crédito: atlascompany/Freepik)
(crédito: atlascompany/Freepik)

Encontrar substitutos naturais não calóricos do açúcar é um dos desafios da indústria alimentícia porque o açúcar pode, em alguns casos, levar a grandes problemas de saúde, incluindo obesidade e diabetes tipo 2.

Pesquisadores do Instituto de Ciências Alimentares e Agrícolas da Universidade da Flórida (EUA), identificaram uma fonte natural de adoçante chamada de oxime V em frutas cítricas, que não havia sido encontrado em nenhuma fonte natural anteriormente.

"Isso cria oportunidades ampliadas para os produtores de citros e para a seleção de cultivares de melhoramento para obter altos rendimentos de compostos adoçantes", explica Yu Wang, um dos responsáveis pela descoberta.

As frutas cítricas são grande fontes de vitamina C e têm ação oxidante. Entre as mais conhecidas da categoria estão laranja, limão, tangerina, uva, abacaxi, acerola e morango.

A substituição e redução do açúcar em alimentos processados são uma das metas a longo prazo dos sistemas de saúde e da indústria de alimentos e de bebidas.

Assim, além de tentar encontrar adoçantes reais nos cítricos, os pesquisadores procuram intensificadores de doçura que possam reduzir significativamente a quantidade de açúcar necessária para atingir o mesmo nível de doçura percebida. No mundo, apenas seis adoçantes sintéticos e dois naturais aumentadores de doçura foram criados e aprovados pela Food and Drug Administration dos Estados Unidos.

Segundo Wang, a pesquisa — publicada no Journal of Agricultural and Food Chemistry em agosto — pode ser o caminho para produzir alimentos e bebidas com menor teor de açúcar e calorias, mantendo a doçura e o sabor usando produtos naturais.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação