"Esses três estudos mostram associações preocupantes entre apneia obstrutiva do sono e doenças importantes que afetam a sobrevivência e a qualidade de vida. Os dados apóiam a relevância da apneia do sono no câncer, no tromboembolismo venoso e na saúde mental. Embora não possam provar que a AOS causa qualquer um desses problemas de saúde, as pessoas devem estar cientes desses vínculos e devem tentar fazer mudanças no estilo de vida para reduzir o risco de AOS, por exemplo, mantendo um peso saudável. Se houver suspeita de apneia, o diagnóstico definitivo e o tratamento devem ser iniciados."
Winfried Randerath, médico do Hospital Bethanien da Universidade de Colônia, na Alemanha, e chefe do grupo de especialistas da Sociedade Respiratória Europeia em distúrbios respiratórios do sono
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.