EUA

Centopeia mata cobra mais rara da América do Norte enquanto é engolida

Esta foi a primeira vez que os cientistas puderam observar como a cobra se alimenta; registro causou surpresa entre pesquisadores

Thays Martins
postado em 09/09/2022 11:45 / atualizado em 09/09/2022 11:45
A 'Tantilla oolitica' é difícil de ser encontrada porque costuma viver entre rochas -  (crédito: Drew Martin/Florida Fish and Wildlife Research Institute)
A 'Tantilla oolitica' é difícil de ser encontrada porque costuma viver entre rochas - (crédito: Drew Martin/Florida Fish and Wildlife Research Institute)

A cobra mais rara da América do Norte foi vista, recentemente, após quatro anos sem registro dela. Além de raro, o encontro ainda foi mais surpreendente. O espécime foi achado morto enquanto se alimentava de uma centopeia gigante. A Tantilla oolitica estava com metade da centopeia na boca, que também estava morta.

Esta foi a primeira vez que os cientistas puderam observar como a cobra se alimenta. O registro foi compartilhado em março pelo Fish and Wildlife Research Institute (FWRI), que fica na Flórida, nos Estados Unidos, e neste domingo (4/9) foram divulgados os resultados de um estudo sobre o registro na revista Ecology.

“É extremamente raro encontrar espécimes que morreram enquanto comiam presas e, dada a raridade dessa espécie, eu nunca teria previsto encontrar algo assim. Todos nós estávamos totalmente pasmos”, disse Coleman Sheehy, coator do estudo.

Cobre rara morre enquanto se alimenta de centopeia
Cobre rara morre enquanto se alimenta de centopeia (foto: Drew Martin/Florida Fish and Wildlife Research Institute)

De acordo com os cientistas, a primeira impressão foi que causa da morte da cobra poderia ter sido por asfixia, já que a centopeia era muito maior do que o espécime. No entanto, essa causa era improvável pois as cobras têm mandíbulas flexíveis que permitem que elas se alimentem de animais muito maiores do que elas.

Com a ajuda de uma tomografia computadorizada, os pesquisadores, então, conseguiram resolver o mistério. A cobra tinha uma ferida, que provavelmente foi provocada pelas pinças da centopeia, que têm veneno. Para além disso, os pesquisadores perceberam que a traqueia da cobra também foi pinçada, o que pode ter provocado asfixia.

A Tantilla oolitica é difícil de ser encontrada porque costuma viver entre rochas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação