Pela primeira vez, pesquisadores conseguiram observar em vídeo o momento em que golfinhos comem e caçam peixes no fundo do mar. As câmeras, acopladas ao corpo dos animais, tinham o objetivo de observar o comportamento do mamífero embaixo d'água.
Nos vídeos publicados nesta quarta-feira (17/8) na revista científica PLOS One, é possível ver golfinhos distintos, em diferentes momentos, caçando diversos animais. Um deles consegue capturar 69 peixes residentes, 64 demersais (que vivem no fundo do mar) e cinco perto da superfície. Outros dois golfinhos foram observados capturando 135 peixes nativos no mar. Além disso, um deles foi observado consumindo oito cobras marinhas de barriga amarela (Hydrophis platurus).
Seis animais da espécie foram observados ao todo e eles foram identificados pelas seguintes letras: B, K, S, Y, T e Z.
Veja o momento em que o golfinho S captura peixes na Baía de San Diego (EUA):
Os pesquisadores também analisaram movimentos oculares, estratégias de captura e movimentos dos lábios, língua, músculos e mandíbula inferior dos golfinhos durante a caça de alimentos. Além disso, eles observaram os sons emitidos pelos animais durante os eventos.
A partir disso, os cientistas conseguiram perceber que os animais faziam "cliques" a cada 20-50 milissegundos enquanto procuravam pelas presas. Segundo os pesquisadores, esses "cliques" seriam uma espécie de ecolocalização — o sentido natural do sonar usado por golfinhos, botos e baleias para detectar peixes emitindo sons.
Esses sons ficavam mais constantes conforme os golfinhos se aproximavam das presas e eram seguidos por grito de vitória após a captura. Outra curiosidade identificada foi que os animais usavam os olhos para rastrear presas de perto.