Pesquisa

Golfinhos formam laços duradouros como os humanos, mostra estudo

A característica de formar relacionamentos estratégicos, como alianças sociais, comerciais ou militares, já foi considerada exclusiva da espécie humana

Thays Martins
postado em 30/08/2022 19:03 / atualizado em 30/08/2022 19:05
 (crédito: Simon Allen)
(crédito: Simon Allen)

Os golfinhos-nariz-de-garrafa formam a maior rede de alianças fora os humanos, segundo um estudo feito por uma equipe internacional liderada por pesquisadores da Universidade de Bristol e publicado no The Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS) nesta segunda-feira (29/8). 

A característica de formar relacionamentos estratégicos, como alianças sociais, comerciais ou militares, já foi considerada exclusiva da espécie humana. "Antes do nosso estudo, pensava-se que as alianças cooperativas entre grupos eram exclusivas dos humanos", disse Richard Connor, um dos autores da pesquisa. 

Os cientistas analisaram dados de associação de 121 golfinhos machos adultos do Indo-Pacífico em Shark Bay, na Austrália Ocidental, entre 2001 e 2006.O que os estudiosos perceberam é que os golfinhos formam  laços duradouros de dois ou três machos e até mesmo de 14 animais para ajudar a encontrar parceiras e lutar contra concorrentes. 

De acordo com os pesquisadores, este é o único exemplo não humano desses tipos de alianças estratégicas multiníveis que foram observados. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação