UNIVERSO

Telescópio James Webb mostra distância entre uma galáxia e a Terra; veja vídeo

Em zoom, Webb percorreu caminho até a Galáxia Cartwheel, localizada a 500 milhões de anos-luz do planeta Terra

Correio Braziliense
postado em 17/08/2022 01:51 / atualizado em 17/08/2022 18:00
O telescópio espacial James Webb atravessou o tempo e enormes quantidades de poeira para captar uma nova imagem da galáxia Cartwheel com uma nitidez sem precedentes, informaram as agências espaciais dos Estados Unidos e da Europa, Nasa e ESA. -  (crédito:  AFP)
O telescópio espacial James Webb atravessou o tempo e enormes quantidades de poeira para captar uma nova imagem da galáxia Cartwheel com uma nitidez sem precedentes, informaram as agências espaciais dos Estados Unidos e da Europa, Nasa e ESA. - (crédito: AFP)

Um vídeo divulgado pela Agência Espacial Europeia mostra imagens de uma galáxia a partir de um zoom aplicado pelo Telescópio Espacial James Webb. Ao aproximar-se, o Webb percorreu o caminho entre a Terra e a Galáxia Cartwheel, mais conhecida como Roda de Carruagem, localizada a 500 milhões de anos-luz.

Com um minuto de duração, o vídeo fornece imagens impressionantes da Roda da Carruagem e possibilita ao espectador uma percepção melhor da distância que separa a Terra do restante do Universo e a dimensão da via láctea.

O efeito cinematográfico potente também permite ter uma visão privilegiada da Cartwheel, que já foi observada por outro telescópio, o Hubble, mas com menos detalhes. Imagens dessa mesma galáxia também já tinham sido divulgadas, no início de agosto, pela Nasa.

Resultado de uma colisão entre duas galáxias

A Roda da Carruagem se formou a partir de uma colisão frontal entre duas galáxias. O impacto fez com que dois anéis se expandissem do centro da galáxia, "como as ondas na água de um tanque depois que uma pedra é lançada nele", explicaram a Nasa e a ESA em comunicado conjunto.

No centro da galáxia há um anel branco menor. O anel externo, que se expandiu por cerca de 440 milhões de anos, é composto por supernovas e formação de estrelas. Todos esses detalhes foram observado por meio do acesso do Webb à Cartwheel, um feito inédito já que a capacidade do Webb para detectar a luz infravermelha foi o que permitiu que ele atravessasse "um enorme quantidade de poeira quente" que atrapalhava a vista da galáxia, afirmaram a Nasa e a ESA.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação