Um estudo realizado pelo Dana-Farber Cancer Institute mostrou que a disfunção sexual é mais prevalente em mulheres com câncer de pulmão. A maioria das mulheres que participaram da pesquisa relatou pouco ou nenhum interesse em atividades sexuais ou dor/desconforto vaginal, ao comparar o antes e o depois do diagnóstico.
"O estudo trata de trazer a sexualidade das mulheres para a vanguarda das discussões científicas porque tem sido significativamente pouco estudada. Ao comparar as informações antes do diagnóstico de câncer de pulmão e após o diagnóstico, a diferença é impressionante. O câncer de pulmão afeta significativamente a saúde sexual dessas mulheres”, explicou Narjust Florez, autora da pesquisa e oncologista do Centro Lowe de Oncologia Torácica em Dana-Farber.
Das participantes que tiveram atividade sexual nos 30 últimos dias, 75 mulheres relataram problemas com secura vaginal e 63 disseram que sentem dor durante o sexo. Ao todo, 249 mulheres participaram do estudo, 64% têm câncer de pulmão em estágio IV, considerado grave.
Saiba Mais
De acordo com o estudo, as razões mais comuns que afetam a satisfação sexual das mulheres são: fadiga (40%), sentir-se triste/infeliz (28%), problemas com seus parceiros (22%) e falta de ar (15%).
“A saúde sexual deve ser integrada à oncologia torácica e mais pesquisas são necessárias para desenvolver intervenções personalizadas para pacientes com câncer de pulmão. Pacientes cuja saúde sexual é abordada têm melhor qualidade de vida, melhor controle da dor e melhor relacionamento com seus parceiros e sua equipe de saúde”, concluiu a autora da pesquisa.
O estudo foi apresentado nesta terça-feira (9/08), na International Association for the Study of Lung Cancer (IASLC) World Conference on Lung Cancer 2022 (Associação Internacional para o Estudo do Câncer de Pulmão (IASLC) Conferência Mundial sobre Câncer de Pulmão 2022, em tradução livre).
Saiba Mais
- Brasil Pai filma menino de 9 anos dirigindo em rodovia de Mato Grosso do Sul
- Brasil 'Sonhava em ser bailarina, mas perdi uma perna': o duro recomeço de mulheres que sofreram amputação
- Política Bolsonaro agradece a Michelle: "Tem me ajudado a vencer esses desafios"
- Brasil PF identifica grupo que fraudava INSS e causou prejuízo de R$ 5 milhões
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.