Uma equipe da Faculdade de medicina da Univeridade de Chicago (EUA), observou pela primeira vez a quantidade de casos registrados de acidentes com armas de paintball que causaram lesões oculares, que variaram de rupturas de globo ocular até cegueira permanente.
Foram 20 casos analisados ao longo de dois anos, entre janeiro de 2020 a dezembro de 2021. Na época em que iniciaram as análises, uma onda de acidentes com armas de paintball estava ocorrendo em Chicago.
Dos dados observados, oito ocorreram em um mesmo final de semana. Além disso 12 pacientes precisaram fazer cirurgia, seis sofreram de globo rompido — em que o globo ocular se abre e requer cirurgia de emergência para costurá-lo novamente —, três precisaram fazer evisceração — na qual os médicos substituem o interior do olho por silicone — e cinco ficaram cegos.
"Alguns desses pacientes fizeram várias cirurgias, fizeram várias visitas para nos ver em nossa clínica e sofreram um impacto físico, mental e emocional significativo associado à interrupção em sua qualidade e perda de visão”, explica Shivam Amin, um dos autores do estudo.
Foi registrada na pesquisa uma maior taxa de globos rompidos (30%) entre todos os estudos até o momento que incluíram pelo menos cinco ou mais pacientes. Um valor 7% maior do que estudos que não analisaram especificamente os ataques com armas de paintball.
Os resultados encontrados foram publicados na revista científica American Journal of Ophthalmology, no dia 17 de maio (e você pode ler na íntegra neste link).
Saiba Mais
Por que podem machucar mais?
As armas de paintball, ao contrário das armas de fogo que funcionam com pólvora para impulsionar a bala no cano, usam gás comprimido para disparar uma cápsula de gelatina esférica cheia de tinta.
Dependendo do tipo de arma usada, as balas de tinta podem viajar até 300 pés por segundo (equivalente a aproximadamente 92 metros por segundo) e ter um alcance máximo de aproximadamente 120 pés (equivalente a aproximadamente 36 metros por segundo).
As balas de tintas são pequenas, mas pesadas e a força de impacto delas é totalmente liberada em uma pequena área de superfície.