No contexto científico, as imagens do James Webb não tem precedentes. O objeto conseguiu viajar grandes distâncias espaço adentro para registrar fotos até então inéditas. A expectativa é que o Webb, lançado ao espaço em 25 de dezembro de 2021, tenha alcançado a distância de 13,6 bilhões de anos do início do Universo.
Até então, o recorde de distância de um telescópio é do Hubble, que observou a galáxia GN-Z11, localizada a cerca de 13,4 bilhões de anos-luz da Terra — uma média de 400 milhões de anos do início do Universo.
Quanto mais perto da distância da criação do Universo, maior as chances dos telescópios registrarem novos locais e vestígios estelares que ajudarão a entender como as galáxias foram criadas, como cresceram e se desenvolveram, além do surgimento dos buracos negros no espaço.
Reação da web sobre o Webb:
Nas redes sociais, a chegada da primeira imagem do Webb sobre o aglomerado de galáxias SMACS 0723 dividiu opiniões. Enquanto alguns festejavam o momento histórico da imagem, outros preferiram a piada — seja pela decepção, seja pelo atraso do anúncio.