O fim de julho guarda um bom motivo para o céu. Uma chuva de meteoros vai ser visível em todo o mundo a partir desta quinta-feira (28/7).
A chuva de meteoros, conhecida como Piscis Austrinídeos, deve ter o pico na noite de sexta-feira (29/7). O fenômeno teve início em 15 de julho e ficará ativo até 10 de agosto.
Já a Southern Delta Aquariids e os Alpha Capricornids atingirão o pico em 30 de julho. Os Aquários do Delta do Sul terão a maioria dos meteoros, com até 20 por hora no pico.
De acordo com a Organização Internacional de Meteoro (OIM), esta semana e a primeira de agosto são as melhores para observar o fenômeno. O melhor horário para observar é entre as 23h e as 4h da madrugada.
Para observar, basta olhar para o céu, de preferência em locais com pouca luz das cidades. Para conseguir ver, também é importante que no momento da observação, o céu esteja limpo.
De onde vem as chuvas
A Piscis Austrinídeos foi primeiro observada por Alexander Herschel, em 1865. Ela tem esse nome pelo radiante dela estar localizado na constelação de Piscis Austrinus, o Peixe Austral. Os meteoros Delta Aquáridas são restos rochosos do Cometa 96P Machholz, descoberto em 1986 por Donald Machholz. Já a Alpha Capricornids foi descoberta pelo astrônomo húngaro Miklos von Konkoly-Thege em 1871 e é formada por restos do cometa 169P/NEAT.
Saiba Mais
- Brasil Quando a vacina contra a varíola dos macacos deve estar disponível no Brasil?
- Mundo Ao menos 42 pessoas morrem na Índia por consumir álcool adulterado
- Diversão e Arte Ana Maria Braga estaria namorando jornalista da Globo
- Mundo 'Não toque nem coma': o alerta das autoridades nos EUA sobre perigoso caramujo gigante
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.