A noite desta quarta-feira (13/7) promete um espetáculo no céu com a maior superlua do ano. A chamada Superlua dos Cervos poderá ser vista a partir das 17h30 (horário de Brasília). Para observá-la, não é preciso usar nenhum equipamento profissional, basta olhar para o céu.
A superlua ocorre quando o satélite natural atinge o ponto mais próximo da Terra, uma distância de 357.263 quilômetros. Essa fase coincide com seu perigeu (o momento em que nosso satélite está mais perto naquele mês, em sua órbita elíptica). Apesar de ainda está muito longe, no fenômeno a lua chega a ficar 15% maior do que uma lua média.
Esta será a segunda vez que ocorre este fenômeno este ano. A primeira foi a Superlua de Morango, que ocorreu no mês passado.
O nome Superlua dos Cervos vem dos povos nativos dos Estados Unidos devido à época em que a galhada dos cervos se regenera.
Saiba Mais
- Ciência e Saúde Consumo de embutidos aumenta risco de câncer colorretal, diz agência
- Blogs Redirect Concurso IBGE: recenseadores são convocados para o Censo 2022
- Blogs Redirect IBGE: Volume de serviços avança 0,9% em maio, mas recuperação do setor ainda é desigual
- Ciência e Saúde James Webb: acompanhe ao vivo a divulgação de novas imagens do telescópio
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.