O consumo de alimentos com nitrato e nitrito pode estar relacionado a um maior risco de câncer colorretal. É o que mostra um relatório da Agência Nacional de Segurança Sanitária francesa (Anses) divulgado nesta terça-feira (12/7).
De acordo com a publicação, o grande problema é a adição de nitrato em alimentos, principalmente nos embutidos e carnes processadas. Por isso, a recomendação é de que o consumo desses alimentos não seja de mais de 150 gramas por semana.
Para chegar a essa conclusão, a Anses analisou publicações científicas publicadas sobre o assunto. Além disso, a agência diz que há a suspeita de de outros riscos de câncer, mas os dados disponíveis não permitem, até o momento, concluir que haja um nexo de causalidade.
Além dos alimentos embutidos, o nitrato está presente na água, vegetais e no solo. Certas atividades humanas contribuem para aumentar a concentração do elemento em recursos hídricos ou solos. Para diminuir, a agência recomenda a aplicação de fertilizantes e efluentes pecuários, adequando às necessidades das plantações.
Saiba Mais
- Economia Novo entra com mandado de segurança no STF contra PEC dos Benefícios
- Brasil 'Ela veio suja', diz mãe de paciente do médico preso por estupro
- Mundo Vídeo mostra leões marinhos perseguindo banhistas em praia na Califórnia
- Brasil Médico preso por estupro ganha 11 mil seguidores nas redes sociais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.