REDES SOCIAIS

Capa de álbum? Entre memes, internautas repercutem 1ª imagem do James Webb

O aguardado anunciou das imagens captadas pelo telescópio James Webb finalmente chegou na noite desta segunda-feira (11/7), mas alguns internautas não se animaram com a novidade

Ronayre Nunes
Talita de Souza
Cecília Sóter
postado em 11/07/2022 21:17 / atualizado em 11/07/2022 21:17
Alguns perdem o momento histórico, mas não perdem a piada... -  (crédito: Reprodução/Twitter/@gabbedu e @meunaotenhonome)
Alguns perdem o momento histórico, mas não perdem a piada... - (crédito: Reprodução/Twitter/@gabbedu e @meunaotenhonome)

Demorou, mas chegou. As primeiras imagens registradas pelo telescópio James Webb do “campo profundo” do universo finalmente tornaram-se públicas na noite desta segunda-feira (11/7) pelo anúncio do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

No contexto científico, as imagens do James Webb não tem precedentes. O objeto conseguiu viajar grandes distâncias espaço adentro para registrar fotos até então inéditas. A expectativa é que o Webb, lançado ao espaço em 25 de dezembro de 2021, tenha alcançado a distância de 13,6 bilhões de anos do início do Universo.

Até então, o recorde de distância de um telescópio é do Hubble, que observou a galáxia GN-Z11, localizada a cerca de 13,4 bilhões de anos-luz da Terra — uma média de 400 milhões de anos do início do Universo.

Quanto mais perto da distância da criação do Universo, maior as chances dos telescópios registrarem novos locais e vestígios estelares que ajudarão a entender como as galáxias foram criadas, como cresceram e se desenvolveram, além do surgimento dos buracos negros no espaço.

Reação da web sobre o Webb:

Nas redes sociais, a chegada da primeira imagem do Webb sobre o aglomerado de galáxias SMACS 0723 dividiu opiniões. Enquanto alguns festejavam o momento histórico da imagem, outros preferiram a piada — seja pela decepção, seja pelo atraso do anúncio.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação