Apesar de serem planetas semelhantes, Urano e Netuno têm cores diferentes. Durante muito tempo, essa questão intrigou astrônomos, mas agora os cientistas deram mais um passo para entender o porquê disso ocorrer.
Com observações do Observatório Gemini, NASA Infrared Telescope Facility e do Telescópio Espacial Hubble, os pesquisadores desenvolveram um modelo atmosférico dos dois planetas. Os resultados foram publicadas no Journal of Geophysical Research.
E a explicação da tonalidade diferente dos planetas está na atmosfera. O excesso de neblina em Urano acumula na lenta atmosfera do planeta e faz com que pareça um tom mais claro do que Netuno. Urano tem um tom pálido de ciano, enquanto Netuno é azul.
De acordo com os pesquisadores, se não houvesse neblina nas atmosferas de Netuno e Urano, ambos apareceriam quase igualmente azuis
Apesar da diferença de cores, os dois planetas são muito parecidos na massa, tamanho e composição atmosférica.
O modelo, desenvolvido pelos cientistas, também ajuda a explicar as manchas escuras que podem ser vistas em Netuno e dificilmente detectadas em Urano. De acordo com a pesquisa, a explicação está em uma camada profunda mais escura.