O robô Perseverance encontrou na superfície de Marte "algo inusitado", segundo a agência espacial norte-ameriana, Nasa. Um pedaço prateado de lixo, preso entre rochas, chamou a atenção dos responsáveis pela missão, que disseram crer que aquilo seja a manta térmica usada para proteger o aparelho durante o pouso.
Mas o que deixou os cientistas impressionados foi que o material encontrado estava a 2 km do local de pouso do equipamento, sendo que já faz um ano que o robô caminha sobre a superfície do planeta. Não se sabe se o material caiu ali e ficou ou se foi empurrado por ventanias.
“Minha equipe detectou algo inesperado: é um pedaço de um cobertor térmico que eles acham que pode ter vindo do meu estágio de descida, o jetpack movido a foguete que me deixou no dia do pouso em 2021”, twittou a conta oficial do Perseverance.
My team has spotted something unexpected: It’s a piece of a thermal blanket that they think may have come from my descent stage, the rocket-powered jet pack that set me down on landing day back in 2021. pic.twitter.com/O4rIaEABLu
— NASA's Perseverance Mars Rover (@NASAPersevere) June 15, 2022
A missão do Programa de Exploração de Marte da NASA busca entender o desenvolvimento do planeta e os processos que moldaram a superfície marciana ao longo dos anos, além de avaliar a possibilidade de que, em algum momento da história, seres vivos tivessem existido ali.
Tais pesquisas podem ajudar para que no futuro seja feita uma viagem tripulada ao planeta vermelho.
Saiba Mais
- Ciência e Saúde EUA autorizam vacinas contra a covid da Pfizer e Moderna para bebês
- Ciência e Saúde China diz ter encontrado sinais de "civilizações extraterrestres"
- Ciência e Saúde Meteoro rasante raro é registrado no céu do Rio Grande do Sul
- Ciência e Saúde Ômicron BA.4 e BA.5: há motivo para preocupação?
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.