Mulheres se sentem mais atraídas por corpos masculinos mais musculosos? A resposta é "sim", pelo menos de acordo com um estudo realizado pela Griffith University, em Queensland, na Austrália, e publicado na Proceedings of the Royal Society B: Biological Sciences — o estudo pode ser lido (em inglês) neste link.
A pesquisa teve como objetivo testar a importância da força física para para quantificar a beleza corporal dos homens. Fotografias de torsos masculinos sem cabeça foram mostradas a grupos de mulheres, que foram solicitadas a avaliar sua atratividade ou sua força física. Alguns eram estudantes universitários normais, outros eram homens que se exercitavam de três a cinco vezes por semana. Os pontos fortes de todos os homens foram testados.
Saiba Mais
Das 160 mulheres pesquisadas, nenhuma achou os corpos sem músculos mais atraentes. “Não ficamos surpresos que as mulheres achassem homens fisicamente fortes atraentes… o que nos surpreendeu foi o quão poderoso era o efeito”, disse o principal autor Aaron Sell, ao jornal britânico The Guardian.
“Nossos dados não conseguiram encontrar uma única mulher que preferisse corpos masculinos mais fracos ou femininos", acrescentou.
Os homens considerados os mais fortes representavam 70% dos homens considerados os mais atraentes. Após uma análise mais aprofundada, os pesquisadores também descobriram que as mulheres preferiam homens altos e magros.
A pesquisa contraria a ideia de que a força só o torna atraente para o sexo oposto até um ponto, e que passando desse limite seja considerado como "muito musculoso", se tornando menos atraente. A equipe atribuiu isso a estudos anteriores realizados com desenhos de linha, em vez de fotografias reais.
A equipe aponta, no entanto, que outros estudos mostraram que as mulheres tendem a preferir rostos mais femininos, que geralmente não são encontrados em um corpo extremamente musculoso.
Além disso, os pesquisadores deram mais um lado positivo. “Mesmo se você estiver um pouco acima do peso, parecer forte pode amortecer isso. Basicamente, ser um cara forte e gordo é bom, o que acho que traria conforto para muitos.”
Saiba Mais
- Ciência e Saúde Xô, gripe! Veja como fortalecer o sistema imunológico com a alimentação
- Ciência e Saúde Com 180 quilômetros, maior planta do mundo é descoberta na Austrália
- Ciência e Saúde Como deve ser introdução alimentar de bebês – e os riscos de dar comida antes do 6º mês
- Ciência e Saúde OMS suspeita que houve 'transmissão não detectada' de varíola do macaco
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.