Pesquisadores da Universidade da Austrália Ocidental e da Universidade Flinder descobriram a maior planta do mundo. A planta da espécie Posidonia australis foi encontrada nas águas da Área de Patrimônio Mundial Shark Bay, na costa oeste da Austrália.
A erva marinha tem 180 quilômetros quadrados, o equivalente a mais de 20 mil campos de futebol. Também surpreende a idade dela, os cientistas estimam que ela tenha 4,5 mil anos. A descoberta foi publicada nesta quarta-feira (1º/6) na revista Proceedings of the Royal Society B. A planta fornece habitat para diversas espécies marinhas, como tartarugas, carangueiros, golfinhos e peixes.
Apesar das espécie ser comum na Austrália, essa planta, específica, é híbrida. Quando os cientistas começaram a investigar, perceberam que a planta não tinha diferença genética entre toda a área, ou seja, era só uma. Os cientistas coletaram 18 mil amostras de dez locais diferentes antes de concluírem que se tratava de uma única planta.
Our researchers have discovered the world's largest plant in our very own Shark Bay. The seagrass is dated to be 4,500 years old, stretching across 180km???????????? #UWA pic.twitter.com/EgQu8ETBSF
— UWA (@uwanews) June 1, 2022
A planta também se mostrou bastante resistente. Ela está em um local que tem pouca chuva e por isso a água é muito mais salgada.
Saiba Mais
- Mundo Como identificar um 'narcisista dissimulado' — e o que fazer se for seu colega de trabalho
- Educação básica Professores do Distrito Federal decidem por não realizar greve
- Cidades DF Homem abordado por militares de Goiás é morto; PCDF investiga o caso
- Esportes Bale se despede do Real Madrid após nove anos: 'Nunca esquecerei'
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.