Apesar de serem planetas semelhantes, Urano e Netuno têm cores diferentes. Durante muito tempo, essa questão intrigou astrônomos, mas agora os cientistas deram mais um passo para entender o porquê disso ocorrer.
Com observações do Observatório Gemini, NASA Infrared Telescope Facility e do Telescópio Espacial Hubble, os pesquisadores desenvolveram um modelo atmosférico dos dois planetas. Os resultados foram publicadas no Journal of Geophysical Research.
E a explicação da tonalidade diferente dos planetas está na atmosfera. O excesso de neblina em Urano acumula na lenta atmosfera do planeta e faz com que pareça um tom mais claro do que Netuno. Urano tem um tom pálido de ciano, enquanto Netuno é azul.
De acordo com os pesquisadores, se não houvesse neblina nas atmosferas de Netuno e Urano, ambos apareceriam quase igualmente azuis
Apesar da diferença de cores, os dois planetas são muito parecidos na massa, tamanho e composição atmosférica.
O modelo, desenvolvido pelos cientistas, também ajuda a explicar as manchas escuras que podem ser vistas em Netuno e dificilmente detectadas em Urano. De acordo com a pesquisa, a explicação está em uma camada profunda mais escura.
Saiba Mais
- Política TSE autoriza uso do Pix para arrecadação de recursos de campanha pelos partidos
- Revista do Correio Os casais que se separam temporariamente para melhorar relacionamento
- Brasil Suspeito de matar mãe e filha em Minas Gerais é encontrado morto
- Cidades DF Ibaneis anuncia 4ª dose da vacina da covid-19 para quem tem mais de 50 anos
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.