Na madrugada de terça-feira (31/5), será possível assistir a provável maior chuva de meteoros registrada desde 1833. Nomeada de Tau- Herculídeas, o fenômeno é causado pela fragmentação de um cometa em desintegração, que poderá gerar até 100.000 meteoros em uma hora. Em homenagem ao raro evento, o programa Bate-Papo Astronômico vai promover uma palestra, na noite desta segunda-feira (30/5), com Gabe Gabrielle, ex-diretor de Engenharia do Comando de Operações Especiais da Força Aérea dos EUA e ex-empreiteiro/engenheiro da Nasa no Kennedy Space Center.
O evento vai ser online e transmitido ao vivo pelo youtube, e contará também com a participação do professor Paulo Leme, que irá realizar a mediação e tradução da palestra, além da Nicolinha, astrônoma amadora mais jovem do mundo e fundadora do Clube de Ciências Nicolinha & Kids. O diretor-executivo do projeto, Fabricio Colvero, explica que o evento será muito emocionante. “Gabe irá além do teor astronômico e astronáutico, ele também aborda muito o tema motivacional. A palestra dele é na verdade uma festa, é uma palestra consagrada que ele apresenta em mais de quinze países, e no Brasil ele já esteve mais de vinte vezes.”
Acompanhe
Saiba Mais
Como assistir a chuva de meteoros
Fabricio Colvero, idealizador do projeto, conta que não precisa de muita preparação para assistir a Tau- Herculídeas, mas é importante buscar um lugar sem muitas nuvens. “O mais indicado é que a pessoa se afaste dos grandes centros luminosos e que se afaste o máximo possível das luzes. Apagar as luzes de fora, de casa, então basicamente quanto mais escuro o ambiente melhor o contraste do céu e maior a possibilidade de visualização".
Fabrício explica também que é importante ter em mente que pode acontecer do fenômeno não ser visto a olho nú. "Toda chuva de meteoros é muito imprevisível. Podemos ter uma grande quantidade de meteoros como podemos não ter nenhum. Então, a pessoa tem que estar com a mentalidade de que vai ficar olhando o céu, contemplando as estrelas, mas não há garantia de que realmente vai ver (a chuva), e não deve se frustrar por isso.”
O Bate-Papo Astronômico
Fabrício explica que a idéia do projeto é popularizar a ciência, é levar a astronomia, a astronáutica e a meteorologia para um público que não tem acesso. “Nossos eventos são cem por cento gratuitos, não é cobrado nenhum tipo de ingresso para participação, nada. E na verdade tentar mostrar pras pessoas que a ciência pode e deve ser algo mais palpável.”
O projeto é de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e foi idealizado em 2019 por Fabricio Colvero, Ariane Jardim e Diogo Custodio. Com eventos presenciais e on-line, o projeto busca utilizar uma linguagem didática e promover o debate entre cientistas e curiosos, através de palestras, observações e coleta de dados.
As idéias para o futuro do projeto contemplam a implantação de uma estação meteorológica didática. Fabricio comenta que a ideia é usar a plataforma para eventos e cursos. O projeto é mantido por uma parceria com o Santa Maria Tecnoparque, que também é uma instituição sem fins lucrativos, composta por dezenas de empresas e instituições públicas.
*Estagiária sob supervisão de Pedro Grigori.
Saiba Mais