O padrão de sono de cachorros pode estar diretamente ligado ao apego que os cães têm com os tutores. Um estudo da Universidade Eötvös Loránd na Hungria mostra que quanto mais apegados aos donos os cachorros são, mas eles conseguem ter melhores noites de sono.
Os pesquisadores consideram o apego como um importante mecanismo regulatório do comportamento que é parecido com uma relação mãe-filho nos cachorros.
De acordo com Márta Gácsi , pesquisadora sênior do Grupo de Pesquisa em Etologia Comparativa MTA-ELTE, o tutor fornece um "porto seguro" para o cão em situações perigosas, assim como a mãe faz com crianças pequenas.
Ela explica ainda que um estudo de Ressonância Magnética mostrou que o apego do cão influencia o quão gratificante ele se sente quando ouve a voz de seu tutor.
Saiba Mais
A pesquisa foi publicada na revista Animals em março de 2022, e analisou o vínculo de 42 cachorros e seus tutores, usando a versão adaptada do Strange Situation Test — teste desenvolvido por psicólogos que avalia o vínculo mãe-bebê.
Eles analisaram o sono dos animais durante um cochilo vespertino com o dono em local desconhecido, com um aparelho de eletroencefalografia, que não é invasivo.
Os pesquisadores descobriram que os animais que tiveram valores mais altos de apego passam mais tempo em sono profundo, que é considerada a fase mais relaxante do sono.
“Dormir em um lugar novo pela primeira vez pode ser estressante. Mas esses resultados sugerem que cães com pontuações mais altas de apego dormem melhor, presumivelmente porque o dono destes cães proporciona um ambiente mais seguro para o seu cão, para que possa relaxar e tirar uma boa soneca”, explica Cecília Carreiro, uma das autoras do estudo.
O sono desempenha um papel importante em processos como aprendizado, processamento de emoções e desenvolvimento, por isso é importante que os animais, e também os humanos, tenham ótimas noites de sono.
Saiba Mais
- Ciência e Saúde Planetas de estrelas binárias podem vir a ter vida alienígena, diz estudo
- Ciência e Saúde Pesquisador identifica estrelas que podem ter enviado sinal extragalático
- Ciência e Saúde "Fiquei em coma e quase morri devido a uma infecção urinária"
- Ciência e Saúde Usuários de cannabis precisam de mais sedação para passar por endoscopias
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.