No ápice da madrugada da próxima sexta-feira (6/5), o céu do Brasil receberá a primeira grande chuva de meteoros de 2022. A chamada "Eta Aquáridas" poderá ser vista a partir das 2h da manhã.
Para conseguir observar bem o evento é preciso estar em um local com céu limpo e bem escuro, para que as nuvens ou as luzes das cidades impeçam a visibilidade.
Além disso, é preciso observar em um local longe da lua, para que o brilho dela também não comprometa a visibilidade do evento.
O fenômeno observado está diretamente associado ao Cometa Halley, uma vez que quando faz um caminho mais próximo do sol, ele solta fragmentos. O observado da Terra são esses "restos" do cometa, que entram na atmosfera terrestre em alta velocidade.
O evento também poderá ser observado em outubro, caso não seja tão visível durante a madrugada. O evento em outubro, no entanto, tem nome diferente e é conhecido como Oriônidas.
Vale lembrar que o evento foi flagrado no começo da semana, quando ainda não tinha atingido o pico.
Veja imagens registradas pela Estação de monitoramento de meteoros Monte Castelo na madrugada de quinta-feira:
Saiba Mais
- Ciência e Saúde Novo remédio contra covid-19 é aprovado pela Anvisa; confira outros antivirais já autorizados
- Ciência e Saúde Fim da biópsia? Dispositivo promete identificar câncer de pele sem dor
- Ciência e Saúde Campanha Maio Furta-Cor fomenta ações em prol da saúde mental materna
- Ciência e Saúde Argentina confirma 1º caso de hepatite misteriosa em criança de 8 anos
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.