O primeiro eclipse solar de 2022 ocorre neste sábado (30/4). Porém, poucas pessoas no mundo terão o privilégio de assistir o fenômeno. O eclipse só será visto em regiões remotas do mundo, como o extremo sul da América do Sul, Antártica e na parte sul dos oceanos Pacífico e Atlântico.
Mas quem está no resto do mundo também poderá assistir o fenômeno por meio do uma transmissão em tempo real no canal do Observatório Nacional, unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), no YouTube, a partir das 15h.
Além do eclipse, quem assistir a transmissão também terá a oportunidade de acompanhar a explicação da astrônoma Josina Nascimento sobre como ocorrem os eclipses.
Em 2022, terão dois eclipses do sol, mas nenhum poderá ser visto do Brasil.
De acordo com o Observatório Nacional, um eclipse do Sol ocorre quando a Lua fica entre o astro e a Terra projetando uma sombra sobre o nosso planeta.
Conjunção entre Vênus e Júpiter
O Observatório Nacional também irá transmitir neste fim de semana outro fenômeno. Na madrugada deste sábado (30/4), a partir das 4h, a instituição vai mostrar, em tempo real, a conjunção entre os dois planetas mais brilhantes do céu, Vênus e Júpiter.
A conjunção astronômica é um evento entre dois corpos celestes caracterizado por eles estarem na mesma linha. O fenômeno também poderá ser visto a olho nu. Basta olhar para o céu antes do amanhecer e na direção do nascer do Sol.
Saiba Mais
- Política Bolsonaro defende voto de Mendonça contra Silveira: "Pessoa de princípios"
- Diversão e Arte Marcos Harter processa Luana Piovani por post que o chama de "abusivo"
- Diversão e Arte Felipe Neto entra para ranking dos cinco maiores youtubers do mundo
- Economia Governo amplia corte de 25% para 35% na alíquota de IPI
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.