Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (27/4) aponta que um em cada 5 jovens de 18 a 24 anos usa cigarros eletrônicos no Brasil. O dado inédito é resultado de entrevistas feitas com 9 mil pessoas por telefone, em todas as regiões do Brasil.
O relatório Covitel mostra pela primeira vez dados referentes ao consumo de cigarros eletrônicos no país. De acordo com a pesquisa, 10,1% entre os homens entrevistados usam o aparelho, contra 4,8% das mulheres. A região que mais fuma o e-cigarro é a Centro-Oeste, com 11,2% da população.
Saiba Mais
Os dados apontam também a taxa de experimentação de narguilé entre os brasileiros. 9,8% dos homens dizem já ter consumido, contra 5% das mulheres. A faixa dos 18 aos 24 anos também é a que mais usa — 17% da população da faixa etária.
A Covitel também fez um estudo comparativo de tabagismo entre o período pré-pandemia e o primeiro trimestre deste ano. Os dados, que mostram a porcentagem fumante da população, apontam que o número de brasileiros tabagistas ficou estável entre um período e outro, passando de 14,2% para 12,2%, diferença percentual que está dentro do intervalo de confiança da pesquisa.
Uma exceção é a região Norte, que apresentou uma queda no número de usuários. O índice passou de 12,1% antes da pandemia para 8% no primeiro trimestre deste ano.
Saiba Mais
- Ciência e Saúde Pesquisadores criam alto-falante que pode silenciar cabines de avião
- Ciência e Saúde Novo método de processamento de cacau produz chocolate amargo mais frutado
- Ciência e Saúde Gatos domésticos soltos raramente se afastam de casa, diz pesquisa
- Ciência e Saúde Cientistas descobrem seis espécies de sapo "em miniatura" no México
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.