Conhecidos pela transferência de aminoácidos, os tRNAs, importantes na síntese de proteínas no corpo humano, podem ser a solução para um melhor diagnóstico de câncer de fígado.
Pesquisadores da Universidade de Nanjing, na China, identificaram a tRF-Gln-TTG-006, um fragmento do tRNA "pai" (original) que tem capacidade promissora como biomarcador sanguíneo e regulador de progressão de doenças em vários tipos de câncer.
O câncer no fígado — conhecido também como carcinoma hepatocelular (CHC) — é um dos tipos de cânceres mais comum e mortais, com taxa de sobrevivência de aproximadamente 5 anos em casos avançados.
O estudo — publicado na revista científica Frontiers of Medicine e que incluiu 177 pessoas — usa uma estratégia de validação em dois estágios para rastrear e finalmente verificar esse tRNA único que pode separar pacientes com HCC precoce de pessoas saudáveis. Quando comparado com o biomarcador —fetoproteína (AFP), que já é utilizado no diagnóstico da doença, o tRF-Gln-TTG-006 apresenta uma precisão maior em pacientes com câncer de fígado em estágio inicial.
Além disso, a pesquisa mostra ainda que o tRF-Gln-TTG-006 pode se originar de células tumorais e afetar o crescimento das células doentes, ou seja, ele participa da progressão do CHC.
Saiba Mais
- Ciência e Saúde Por que apêndice não é tão inútil quanto se acreditava
- Ciência e Saúde Estudos comprovam benefícios do consumo de chocolate pelos idosos
- Ciência e Saúde Por que os opostos se atraem cada vez menos no amor e no sexo
- Ciência e Saúde Por que médicos recomendam que medida da sua cintura seja menor que metade da sua altura
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.