Jornal Correio Braziliense

Exercícios e covid longa

Embora não exista tratamento medicamentoso para a covid longa, o exercício físico é capaz de quebrar o ciclo vicioso de inflamação que pode levar ao desenvolvimento de diabetes e depressão meses após a pessoa se recuperar do vírus. A condição é descrita pelos Centros de Controle de Doenças dos EUA como "uma constelação de outros sintomas debilitantes, incluindo nevoeiro cerebral, dor muscular e fadiga que podem durar meses depois que uma pessoa se recupera da infecção inicial" e pode atingir até 80% dos sobreviventes.

"Sabemos que a covid longa causa depressão e que pode aumentar os níveis de glicose no sangue a ponto de as pessoas desenvolverem cetoacidose diabética, uma condição potencialmente fatal, comum entre pessoas com diabetes tipo 1", disse Candida Rebello, pesquisadora do Pennington Biomedical Research Center. "O exercício pode ajudar. Ele trata a inflamação que leva à elevação da glicose no sangue e ao desenvolvimento e progressão do diabetes e da depressão clínica."

Rebello indica como adotar a medida protetiva."Você não tem que correr um quilômetro ou mesmo caminhar um quilômetro em ritmo acelerado. Andar devagar também é se exercitar. Idealmente, você faria uma sessão de 30 minutos de atividade física. Se você puder fazer apenas 15 minutos de cada vez, tente fazer duas sessões de 15 ao dia. Se você só pode caminhar 15 minutos uma vez por dia, faça isso. O importante é tentar. Não importa onde comece. Gradualmente atinge-se o nível recomendado." Resultados do trabalho foram publicados na revista Exercise and Sports Review.