Cientistas deram mais um importante passo para compreender os segredos do universo. Em um artigo publicado na revista Nature Communications pesquisadores mostraram como a gravidade emerge de um sistema mecânico quântico em um modelo chamado "princípio holográfico".
Juntar as teorias da relatividade geral de Einstein e que descreve o universo em grande escala, e a mecânica quântica, que descreve nosso mundo no nível atômico, é um desafio para os cientistas.
A junção é mais um passo para entender os buracos negros. A região no espaço é formada quando uma estrela se expande e colapsa sob sua própria força gravitacional.
O novo artigo também pode oferecer uma nova visão sobre a misteriosa energia escura. Na teoria geral da relatividade de Einstein, a gravidade é descrita como um fenômeno geométrico. Assim como uma cama se curva sob o peso de uma pessoa, objetos pesados podem dobrar a forma geométrica do universo.
Mas, de acordo com a teoria de Einstein, mesmo o espaço vazio — o “estado de vácuo” do universo — tem uma rica estrutura geométrica. Se você pudesse ampliar e olhar para esse vácuo em um nível microscópico, veria flutuações ou ondulações da mecânica quântica, conhecidas como energia escura. É essa forma misteriosa de energia que, de uma perspectiva mais ampla, é responsável pela expansão acelerada do universo.
Esse novo trabalho pode levar a novas descobertas sobre como e por que essas ondulações microscópicas da mecânica quântica surgem, bem como a relação entre a teoria da gravidade de Einstein e a mecânica quântica.