Nos Estados Unidos, a Food and Drug Administration (FDA), equivalente a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no Brasil, autorizou o uso emergencial de um novo teste PCR altamente sensível e fácil de usar para detectar o vírus da covid-19.
O dispositivo, chamado de DASH (Analisador de diagnóstico para hibridização específica, em livre tradução), foi desenvolvido no Centro de Inovação em Tecnologias de Saúde Global (CIGHT) da Universidade Northwestern, em Illinois e requer um único uso de cotonete e 15 minutos de espera para o resultado.
O teste tem tamanho igual a uma caixa de cereal e utiliza uma técnica de reação em cadeia da polimerase (PCR) que amplifica o DNA, aumentando as amostras de vírus incrivelmente pequenas para níveis detectáveis.
Para usar o teste DASH, o usuário recolhe o “DNA” pelo nariz, usando uma haste flexível, e depois coloca o objeto dentro de um um pequeno cartucho. Na sequência, o cartucho é inserido na unidade de teste e depois de 15 minutos, o resultado pode ser visto na tela “touch” do dispositivo.
“O DASH fornece resultados de PCR para covid-19 de qualidade de laboratório central no ponto de atendimento aproximadamente ao mesmo tempo que um teste de antígeno", explica David Kelso, cofundador, presidente e CEO da Minute Molecular, da Northwestern, empresa que comercializa o teste.
“A simplicidade do teste DASH adiciona uma ferramenta importante e nova para escolas, universidades, ambientes de cuidados congregados e locais de trabalho”, explica Sally McFall, cofundadora e diretora científica da Minute Molecular.
Para Chad Achenbach, professor de medicina da Universidade e que liderou a avaliação clínica do DASH, a diferença do modelo para outros tipos de testes rápidos é a simplicidade, velocidade e precisão. “A interface DASH orienta o usuário em todas as etapas, tornando-a tão fácil de usar quanto uma cafeteira. O DASH é ideal para testes no local de atendimento em clínicas, ambientes corporativos ou comunitários”, explica.
Veja imagens do dispositivo:
Saiba Mais
- Brasil Custo do autoteste para covid-19 ameaça restringir acesso ao serviço
- Brasil Anvisa ainda não concedeu registro de autotestes para nenhuma empresa solicitante
- Ciência e Saúde Covid: o que é a 'superimunidade' e como ela nos protege contra infecções
- Ciência e Saúde Covid longa pode causar doença duradoura nas vias aéreas, diz estudo
- Ciência e Saúde Saúde distribui doses da vacina pediátrica da Pfizer contra covid-19
- Ciência e Saúde Brasil confirma dois casos da 'deltacron': o que se sabe sobre nova variante do coronavírus'
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.