Cientistas descobriram fósseis do mais antigo estegossauro da Ásia e um dos primeiros desenterrados no mundo. Estegossauro é um dos tipos mais reconhecíveis de dinossauros, eles têm como características duas fileiras de enormes placas ósseas ao longo das costas.
A descoberta foi anunciada na quinta-feira (3/3) na revista Journal of Vertebrate Paleontology. A espécie foi encontrada na China e é relativamente pequena. Ele media cerca de 2,8 metros do nariz à cauda. Não se sabe se os ossos pertencem a um adulto ou jovem.
Segundos os cientistas, os fósseis, que incluem ossos das costas, ombros, coxas, pés e costelas, bem como várias placas de armadura, são do estágio bajociano do período Jurássico Médio, ou seja há 168 milhões de anos, muito antes da maioria dos estegossauros conhecidos.
A espécie foi nomeada de Bashanosaurus primitivus – “Bashan” em referência ao antigo nome da área de Chongqing na China, onde o dinossauro foi encontrado e o latim para 'primeiro' – primitivus.
A pesquisa indica que a espécie é muito parecida com outras já conhecidas, mas também tem características próprias. Por exemplo, o ponto ósseo na extremidade da escápula é pequeno e menos desenvolvido do que em outros estegossauros e as placas das costas são mais grossas.
Segundo os cientistas, a descoberta pode indicar que os estegossauros podem ter se originado na Ásia.
Os estegossauros eram herbívoros de quatro patas que viveram durante o período Jurássico e Cretáceo.
Saiba Mais
- Ciência e Saúde Covid-19: nova vacina francesa tem eficácia de 100% contra hospitalizações e casos graves, segundo fabricantes
- Ciência e Saúde Covid: o que é a 'superimunidade' e como ela nos protege contra infecções
- Ciência e Saúde Mortalidade aumentará "significantemente" caso temperatura do planeta suba 2°C
- Ciência e Saúde Pessoas com cardiopatia congênita têm mais chances de contrair covid grave
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.