Os ministros do Comércio da União Europeia tiveram reunião com a diretora-geral da Organização Mundial de Comércio (OMC), Ngozi Okonjo-Iweala. Em comunicado que registra o encontro em Marselha, a UE aponta que o bloco defende a manutenção de patentes para vacinas.
Os ministros presentes ressaltaram que a propriedade intelectual "nunca deve ser um obstáculo para a distribuição equitativa de produtos para enfrentar uma pandemia". Eles defendem uma proposta para esclarecer e facilitar as condições nas quais os membros da OMC podem autorizar companhias em qualquer país a produzir e exportar produtos farmacêuticos contra a covid-19, "mesmo quando as inovações estejam protegidas por patentes".
Vice-presidente da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis afirmou, segundo o comunicado, que foi discutida no encontro a reforma da OMC. O bloco também falou sobre como tornar sua estratégica comercial "mais assertiva", diante de "uma escalada em desafios geopolíticos", em aparente referência às tensões com a Rússia.
Saiba Mais
- Ciência e Saúde Cientistas desvendam mistério de vida 'tipo alienígena' nas profundezas do Ártico
- Ciência e Saúde Astrônomos identificam possível planeta habitável próximo à estrela morta
- Ciência e Saúde Homem é internado após enfiar fio de nylon no pênis enquanto assistia pornô
- Ciência e Saúde Entenda como uma mutação genética pode proteger contra Alzheimer
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.