Nesta quinta-feira (10/2), a Agência Espacial Brasileira (AEB) completa 28 anos de atividades e preparara vários eventos para a celebração. Em 2022, eles esperam dar seguimento aos projetos que a Agência tem em andamento, como continuar produzindo satélites — alguns que têm lançamento previsto ainda para este ano — e aproveitar para ressaltar a importância do setor no Brasil.
Para Carlos Moura, presidente da AEB, a expectativa é que no país o setor aeroespacial seja tão grande quanto o aeronáutico. Além disso, ele frisa que o setor foi fundamental nos últimos anos, especialmente levando em conta a pandemia. “Com a pandemia ficou muito claro a necessidade de conectividade e por trás de tudo isso tem a atividade espacial”, explica ele.
Em 2019, por exemplo, um satélite brasileiro levou banda larga para lugares remotos como os Quilombos em Cavalcante. “Com a pandemia, como essas comunidades conseguiriam lidar com ensino remoto?”, ele indaga. E tudo isso parte de tecnologias do setor aeroespacial.
Vale o lembrete também de que o Brasil faz parte do Programa de Volta à Lua dos Estados Unidos, e que isso pode implicar não só a participação do país em novas viagens à Lua, como também participação em pesquisas envolvendo a vivência no local.
Celebração de 28 anos
A Agência Espacial Brasileira (AEB) é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e é a responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
Para celebrar os 28 anos de história, uma projeção mapeada está sendo exibida na cúpula externa do Museu Nacional da República. As exibições começaram na quarta-feira (9/2), e seguem até esta sexta (11/2), entre os horários de 19h e meia noite.
Confira parte da projeção:
Haverá também uma cerimônia presencial, com transmissão ao vivo nas redes sociais da Agência, com entrega da Menção de Honra ao Mérito Espacial para algumas das personalidades que contribuem com o setor espacial. Um dos nomes que receberá a homenagem é Fernando Mendonça, que em 1961 atuou para a criação do Grupo de Organização da Comissão Nacional de Atividades Espaciais (GOCNAE), órgão que deu origem ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
Além disso, durante a cerimônia será inaugurada uma exposição fotográfica de João Garrigó com o título de “Da Terra à Lua”, que mostrará um lado diferente das instalações do setor como as estruturas do Centro Espacial de Alcântara e do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno no Rio Grande do Norte.
Serviço
Projeção Mapeada
Local: Museu Nacional da República
Data: De 9 de fevereiro à 11 de fevereiro
Horário: 19h às 00h
Cerimônia Menção de Honra ao Mérito Espacial
Local: Agência Espacial Brasileira ou em transmissão
Horário: A partir das 10h
Exposição “Da Terra à Lua”
Local: Agência Espacial Brasileira
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.