ESTUDO

Cientistas descobrem 'calcanhar de Aquiles' de vírus respiratórios

Pesquisa descobriu que, sem uma proteína, corpo humano é capaz de barrar vírus respiratórios antes que evoluam para uma pneumonia

Uma proteína viral pode ajudar a impedir a pneumonia provocada por vírus respiratórios, como o coronavírus. Um estudo feito pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Estadual de Washington com o vírus Sincicial Respiratório (RSV) descobriu que, se ele não tiver a proteína NS2, o corpo humano consegue combater o vírus antes que ele cause uma inflamação capaz de gerar a pneumonia. A pesquisa foi publicada nesta quarta-feira (18/1) na revista MBio.

O RSV funciona da mesma forma do Sars-Cov-2, causador da covid-19. Ele infecta as células pulmonares responsáveis pela troca de gases. O RSV causa cerca de 160 mil mortes por ano, a maioria em bebês, crianças e idosos.

Os pesquisadores descobriram que a proteína NS2 atua como um regulador da autofagia, processo celular que modula a defesa imunológica. A autofagia ocorre por meio de uma proteína celular chamada Beclin 1. Porém, a NS2 impede a atuação da Beclin 1. Dessa forma, o vírus continua a se replicar no organismo e a provocar infecção até a pessoa desenvolver pneumonia. 

Saiba Mais