Se você acha que conversar com os amigos é uma atividade só de humanos, está bem enganado. Os hipopótamos são capazes de reconhecer as vozes uns dos outros e atendem aos chamados daqueles que são mais próximos. É isso que revela um estudo publicado na Current Biology nesta segunda-feira (24/1).
O "barulho" feito pelos hipopótamos pode ser ouvido a longa distância e, por isso, os cientistas suspeitaram da importância dessa "buzina sibilante".
Um dos grandes desafios para o estudo foi a dificuldade de localizar os animais. Por isso, eles foram para a Reserva Especial de Maputo, Moçambique, uma área que inclui vários lagos habitados por hipopótamos.
Lá, eles gravaram o barulho que os animais faziam e reproduziram para outros indivíduos do mesmo grupo e para outros de um grupo diferente.
De acordo com a pesquisa, as vocalizações de um indivíduo estranho induzem uma resposta comportamental mais forte do que aquelas produzidas por indivíduos do mesmo grupo ou de um vizinho.
No geral, a resposta dos hipopótamos era também fazer barulho quando ouviam um som conhecido. Já quando era um som desconhecido, eles pulverizam esterco, o que indica marcação de território.
Saiba Mais
- Mundo Erupção de vulcão em Tonga foi mais potente que bomba atômica, diz Nasa
- Cidades DF Ibaneis sobre operação que investiga o Brasília Iluminada: 'ilegal'
- Blogs Redirect TCDF publica resultado provisório para auditores
- Economia Melhor resultado em 26 anos, arrecadação federal soma R$ 1,8 tri em 2021
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.