A aranha Trichonephila clavata, popularmente conhecida como joro, é uma espécie asiática, gigante e venenosa. Desde 2014 elas começaram a aparecer na Geórgia, nos Estados Unidos, mas seu veneno não é perigoso para humanos.
Acredita-se que as aranhas entram no país por meio de contêineres vindos da Ásia. A aranha usa um balão feito de teias para conseguir voar por até 160km, isso faz com que ela se espalhe rapidamente. Segundo um estudo da Universidade da Geórgia, a estimativa é de que existam milhões desses animais nos EUA.
A entomologista Nancy Hinkle, da universidade Universidade da Geórgia, afirmou que as aranhas podem ajudar a conter pragas como moscas, mosquitos e percevejos e que seu veneno não é perigoso para humanos, cães e gatos.
Os estudiosos acreditam que as aranhas joro já estejam espalhadas por outros estados. Na Geórgia, suas teias já são comuns em varandas, caixas do correio e linhas de energia.
Devido ao fato das aranhas terem curto período de vida, os pesquisadores informam que as aranhas devem deixar milhões de ovos, contribuindo para o aumento da presença da espécie no país.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.