Elon Musk afirmou nesta quarta-feira (17) que o foguete Starship, desenvolvido por sua empresa SpaceX e escolhido pela Nasa para ser o responsável pelo retorno de americanos à Lua, fará seu primeiro voo orbital no início do próximo ano.
"Esperamos fazê-lo em janeiro, talvez em fevereiro", disse Musk durante um discurso a cientistas na Academia Nacional de Ciências.
O foguete Starship já fez vários voos suborbitais e a SpaceX finalmente conseguiu pousar a espaçonave projetada para ser reutilizável. Musk espera que a autorização do Regulador Federal de Aviação Civil (FAA) dos Estados Unidos seja entregue até o final deste ano.
"Esperamos tentar uma dúzia de lançamentos no próximo ano. Talvez mais", antecipou o bilionário.
A Nasa optou por apostar no foguete Starship como módulo de pouso que será usado como parte de seu programa Artemis de volta à lua.
A espaçonave terá que orbitar a Lua e enviar astronautas de e para a superfície lunar, não antes de 2025.
A SpaceX estabeleceu uma fábrica para produzir cópias em grande escala do Starship. "Acho que para nos tornarmos multiplanetários, precisaremos de 1.000 naves ou algo parecido", estimou Musk.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.