Um estudo realizado pela Universidade de Liverpool, no Reino Unido, e publicado na plataforma arXivLabs, mantida pela Universidade de Cornell, em setembro, afirma que encontrou evidências que podem indicar que o universo não teve origem com o Big Bang. A pesquisa ainda não passou pela revisão de outros cientistas.
A teoria de que o Universo surgiu de uma grande explosão é uma das mais aceitas da atualidade. A explicação se baseia na Teoria da Relatividade, de Albert Einstein. De acordo com a teoria todo o Universo iniciou-se a partir de uma singularidade.
De acordo com a nova pesquisa, o Universo sempre existiu. O pesquisador usou uma teoria da gravidade quântica chamada Teoria dos Conjuntos Causais, usada para explicar buracos negros. Segundo a pesquisa, a teoria de Einstein só usa aspectos da física para explicar a origem do Universo e seria necessário levar em conta aspectos matemáticos.
De acordo com o pesquisador, que é doutorando em Cosmologia e Teoria de Cordas, na Universidade de Liverpool, a física não consegue explicar, por exemplo, os buracos negros, já que a curvatura do espaço-tempo no centro de um buraco negro é infinita.
E é exatamente por isso, segundo a pesquisa, que a teoria do Big Bang não poderia explicar o início do Universo, já que a teoria se baseia que começou em uma singularidade. Porém, se as singularidades são infinitas, então, não há como se ter um começo.
A conclusão da pesquisa, então, é que o Universo sempre existiu.
Saiba Mais
- Ciência e Saúde Estudo aponta idade em que pessoas são mais felizes; você concorda?
- Ciência e Saúde Vacina da Janssen: como vai funcionar reforço para quem tomou 'dose única' contra covid
- Ciência e Saúde O novo tratamento personalizado para os 4 tipos de obesidade, segundo especialistas dos EUA
- Ciência e Saúde O raro caso de argentina que se livrou do HIV sem tratamento e que anima cientistas
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.