Um estudo indicou que a faixa etária na qual as pessoas dizem ser a época mais feliz de suas vidas é dos 30 aos 34 anos. A pesquisa foi publicada pelo repositório científico Springer Social Indicators Research.
A pesquisa foi feita com 17 mil pessoas de 13 países, com pessoas de 50 anos ou mais. Os participantes fizeram uma revisão histórica do seu passado e foram questionados sobre quando foram mais felizes.
O resultado da pesquisa demonstra um pico em 30-34 anos. A partir desse período, os pesquisadores notaram uma felicidade semelhante por décadas em um número considerável de participantes.
Foi constatado que mudanças na vida pessoal, profissional e familiar resultam em alta na felicidade, iniciando durante os 20 anos que evolui até chegar no pico dos 30-34.
Mas os pesquisadores assumem que há limitações. As variações entre a idade do participante e seus eventos de vida influenciam o resultado, assim como o país de origem. Na França, por exemplo, as respostas mantiveram um nível semelhante de felicidade entre seus 20 e 80 anos.
A habilidade de se lembrar do passado também é uma grande variante. De acordo com o estudo, é difícil detectar se os participantes estão se lembrando com precisão desses períodos.
A intenção da pesquisa é elaborar soluções para melhorar a qualidade de vida da população com idade avançada.
Saiba Mais
- Mundo Casca de pipoca prende em dente e bombeiro precisa de cirurgia no coração
- Cidades DF Judiciário vai realizar pesquisa interna para identificar casos de assédio
- Diversão e Arte Novo longa da Netflix, 'Não olhe para cima' ganha trailer
- Política Em tensão do PSDB por prévias, Doria e Leite devem se encontrar no Piratini
* Estagiária sob supervisão de Lorena Pacheco
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.