PANDEMIA

Agora é a hora de reforçar a contenção à covid-19, diz sanitarista

Em entrevista ao CB.Saúde, o professor Jonas Brant, da UnB, afirmou que é preciso aproveitar o momento em que os hospitais não estão sobrecarregados para evitar um novo colapso na rede

O professor e coordenador da Sala de Situação Sanitária da Universidade de Brasília (UnB) Jonas Brant falou ao programa CB.Saúde — parceria entre o Correio e a TV Brasília — desta quinta-feira (30/9) sobre o momento da pandemia de covid-19 no Distrito Federal. Para o sanitarista, é o período ideal para reforçar as medidas de prevenção da covid-19 e evitar um novo colapso na rede hospitalar.

"A hora da gente lançar reforço na contenção é agora. Testagem, rastreamento de contatos, isolamento. São as medidas que a gente pode lançar por sobre esse grupo que está agora com maior risco para que a gente lá na frente não tem que gastar todo o recurso que a gente tem em estruturas hospitalares pontuais e vamos perder vidas nesse contexto”, destacou.

O especialista justificou a preocupação pela alta no índice de transmissão da covid-19 no DF, que atualmente está em 1.3. Segundo ele, isso significa um crescimento acelerado das transmissões, quando mil casos podem se transformar em 1,3 mil casos, por exemplo.

“No momento, nós estamos com cerca de 500 a 600 casos. Então, o efeito de 20% 30% de crescimento ainda não reflete numa sobrecarga na rede hospitalar, mas se esse número de casos continuar a crescer quando nós chegarmos um livro aí de 2 mil, 3mil, 5 mil casos, esse crescimento pode levar novamente a uma sobrecarga na rede hospitalar”, ponderou.

Confira a entrevista completa em vídeo:

Ouça também no formato podcast:


Saiba Mais