Um grupo de cientistas descobriu uma nova espécie de lagarto em uma área natural protegida em Arequipa, no sul do Peru, informou nesta terça-feira (28) o Serviço Nacional de Áreas Naturais Protegidas pelo Estado (Sernanp) do país sul-americano.
"A descoberta recente de uma nova espécie de lagarto pela ciência na Reserva Paisagística da Sub-bacia de Cotahuasi, área natural protegida na região de Arequipa, representa uma contribuição valiosa das áreas naturais protegidas do Peru para o mundo", diz um comunicado da entidade.
A nova espécie, denominada Liolaemus warjantay, foi registrada no altiplano próximo da Cordilheira dos Andes, acima de 4.500 metros de altitude.
A descoberta foi feita há poucas semanas como parte de uma pesquisa científica que envolve especialistas de Peru, Argentina, Chile e Bolívia.
O lagarto se caracteriza por possuir uma cor cinza-escuro na parte dorsal da cabeça, escamas palpebrais de cor amarelo-claro no caso das fêmeas da espécie e manchas em linhas transversais finas e curvas que formam pequenos círculos nas costas.
Além disso, o animal se diferencia de outras espécies de seu gênero por apresentar escamas trífidas na planta das patas e pela ausência de poros femorais.
Areserva paisagística da sub-bacia de Cotahuasi é uma área protegida naregião de Arequipa, com uma extensão de 490.550 hectares, onde já foram catalogadas 158 espécies de aves.
Saiba Mais
- Esportes Brasileirão: Conselho Técnico confirma retorno do público no fim de semana
- Blogs Redirect Alessandro Vieira fará seu próprio relatório sobre a apuração da CPI da Covid
- Economia Claro é multada pelo MP em R$ 10mi por descumprir bloqueio de telemarketing
- Diversão e Arte Saint Laurent volta à Semana de Moda de Paris
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.