A aproximação de Júpiter e Saturno da Lua, na noite deste sábado (21/8), provocou imagens incríveis sendo registradas por todo o país.
No Twitter, muitos usuários compartilharam os registros encantados. O termo "Olhem a lua" entrou para os assuntos mais comentados da rede.
O fenômeno permite a visualização da lua e dos dois planetas. Neste sábado, pode ser observado Saturno, um pouco acima do satélite natural da Terra, e no domingo, Júpiter um pouco abaixo.
A conjunção tripla pode ser visto em todo o Brasil, mas a visualização é melhor em áreas rurais.
Esta é a terceira de quatro luas cheias em uma mesma estação, por isso recebe o nome de Lua Azul. Apesar do nome, o satélite natural tem a mesma cor de sempre. A mudança de cor só ocorre, segundo a revista Sky & Telescope, quando erupções vulcânicas enviam uma quantidade muito grande de fumaça e poeira para a atmosfera, alterando a tonalidade da luz refletida pela lua.
Veja alguns registros
Pouca gente sabe, mas alguns planetas são visíveis a olho nu, bem brilhantes. Nesta foto, tirada agora há pouco, temos a Lua ao centro, Júpiter à sua esquerda (seta vermelha) e Saturno acima (seta amarela). Olhe agora para o céu e poderá encontrar esses planetas você também! 1/3 pic.twitter.com/Wy9bohdtI1
— André Estima (@andreestima) August 21, 2021
Vou lá ver a lua, Júpiter e Saturno ???? pic.twitter.com/1gVcse1Yln
— Fábio Reis (@_FabioReis) August 21, 2021
Olhem a lua! Está belíssima! pic.twitter.com/A28HdqbWHl
— Kraken ???? (@karenlouizex) August 21, 2021
OLHEM A LUA
— Taynan de Aracaju (@carlostay) August 21, 2021
Eu tirando foto com meu xiaomi pic.twitter.com/ZXzgEcstWN
a foto que tirei da lua hoje mais cedo no meu celular VS a foto que tirei dela agora na minha câmera ????
OLHEM A LUA pic.twitter.com/vGzzCYvRo5— brên ? (@jnkrevival) August 21, 2021
OLHEM A LUA #OlhemALua
— Edy???? (@EdileneLH) August 21, 2021
Júpiter
Lua
Saturno pic.twitter.com/U6EFotK0OI
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.