Todos os recursos do planeta para 2021 terão sido consumidos pela humanidade amanhã, alerta um comunicado da organização não governamental Global Footprint Network. “A mais de cinco meses para o fim do ano, neste 29 de julho, teremos esgotado o orçamento planetário de recursos biológicos para 2021”, disse a líder da Câmara Municipal de Glasgow, na Escócia, Susan Aitken. “Se precisávamos de um lembrete da emergência climática e ecológica que enfrentamos, o dia da dívida ajuda”, acrescentou a política da cidade escocesa que sediará, em novembro, a conferência sobre o clima COP26.
O índice busca mostrar o crescente consumo de uma população humana em um planeta limitado. Este ano, seria necessário 1,7 Terra para cobrir as necessidades da população mundial de forma sustentável. A data é calculada cruzando a pegada ecológica das atividades humanas e a “biocapacidade” da Terra, ou seja, a capacidade dos ecossistemas de se regenerarem e absorverem resíduos produzidos pelo homem, especialmente o CO2.
A dívida surge quando a pressão humana excede a capacidade de regeneração dos ecossistemas naturais. Segundo a ONG americana, ela cresce nos últimos 50 anos. Em 2020, a data foi adiada em três semanas, até 22 de agosto, devido ao efeito dos confinamentos ligados à pandemia da covid-19. Neste ano, voltamos aos níveis de 2019. A deterioração atual se explica por um aumento de 6,6% da pegada de carbono, assim como por uma redução de 0,5% na biocapacidade das florestas “devido, em grande parte, ao pico do desmatamento na Amazônia”, enfatizou a ONG. “Os dados mostram, claramente, que os planos de recuperação para a era pós-covid-19 poderão ter sucesso apenas no longo prazo se forem baseados na regeneração e na gestão racional dos recursos ecológicos”, afirmou a diretora da entidade, Laurel Hanscom.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.